top of page

Impact Hub Curitiba e Instituto Ecoe realizam o Dia da Inovação

Dia da Inovação reúne setores da sociedade parnanguara para discutir oportunidades para o empreendedorismo de impacto


Por Rulian Maftum


Evento realizado no último dia 17 de outubro promoveu conexões entre representantes do poder público, sociedade civil, academia e empresas.





Dia 17 de outubro aconteceu mais um momento importante para o ecossistema de inovação e negócios de impacto em Paranaguá, o Dia da Inovação. Promovido pelo Aquário da Inovação, o programa é uma iniciativa do Impact Hub Curitiba e do Instituto Ecoe, com apoio da Coalizão pelo Impacto.


O evento, realizado na Isulpar, reuniu representantes do poder público municipal e estadual, organizações da sociedade civil, instituições de ensino e empresários locais para discutir desafios e oportunidades para os negócios de impacto em Paranaguá.







“A criação de um ecossistema de inovação e negócios de impacto só é possível quando atores importantes da cidade se comprometem com a agenda. E pudemos ver isso no Dia da Inovação, com todos mostrando muita vontade e disponibilidade em trabalhar juntos”, conta Rulian Maftum, coordenador do Aquário da Inovação.


“Negócios de impacto e inovação eram assuntos pouco falados na cidade. A presença da Coalizão pelo Impacto tem sido pedagógica neste sentido. Quando aprendemos que até pequenos negócios podem gerar muito impacto vemos a importância de eventos como o Dia da Inovação”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, em depoimento durante o evento.


No encontro, foram discutidas oportunidades de inovação aberta identificadas pelo Aquário da Inovação, organizadas em três desafios: Produção, Oferta e Destinação, como forma de ativar cadeias produtivas da cidade para adicionar valor e fortalecer a identidade dos territórios que formam Paranaguá.



“O que me chamou mais atenção no Aquário da Inovação foi a simples atitude de ouvir, isso nos mostra uma real vontade de querer mudar. Vemos na maioria das vezes soluções prontas, com pouca participação da comunidade. Outro ponto importante foram as apresentações onde pudemos conhecer todas as pessoas que estão fazendo ações parecidas, o que nos permite cooperar. Por fim, a reunião foi muito proveitosa com uma dinâmica excelente, saímos de lá com muitas ideias e novos parceiros para ampliar nossas ações na nossa região”, explica José Reis de Freitas Neto - Diretor Executivo ADETUR Litoral e Presidente da Câmara Setorial de Turismo, Hotéis e Restaurantes da ACIAP.


Outra novidade apresentada no evento foi a prorrogação das inscrições para a jornada de aprendizagem do Aquário, que agora podem ser feitas até 31 de outubro. Os participantes desta etapa terão acesso a conteúdos e mentorias individuais em temas como: negócios de impacto, modelos de negócio e mensuração de impacto. Também poderão se conectar com outros empreendedores da cidade.


Ao final da jornada, a comunidade de Paranaguá poderá conhecer as soluções empreendedoras participantes em um evento chamado de Demoday,



Empreendedores já inscritos na jornada de aprendizagem do Aquário também participaram do Dia da Inovação, como Maria Rita Domit, da MRP Compostagem, Hortas Orgânicas e Agroecologia.





“Minha expectativa é aprender mais e poder aplicar todo conhecimento adquirido no meu projeto, a fim de valorizá-lo e expandir ainda mais todo o conceito lixo zero que é a base da educação ambiental a qual me dedico”, conta Maria.







A jornada de aprendizagem do Aquário da Inovação acontece entre novembro e dezembro de 2023. As inscrições estão abertas até 31 de outubro e podem ser feitas pelo site: https://aquario.impactabrasil.net/




30 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page