top of page
Grid_Logo_Roda_ODS_+_Texto.jpg

CIDADE 2030

Promovendo justiça socioambiental e climática!

Promovendo a justiça socioambiental e climática

A crise ambiental tem exigido dos diferentes setores da sociedade, ações mais efetivas na promoção de um modelo de desenvolvimento que auxilie na promoção da resiliência socioambiental e climática no Brasil e no mundo.

 

Os dados dos relatórios apresentados pelos Grupos de Trabalho I e II do relatório AR6 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)  demonstraram que, da meta climática, estabelecida em 1,5° C acima dos níveis pré-industriais, a temperatura média global já aumentou em 1,09 ºC, sendo as atividades humanas o fator principal de aquecimento. Este acréscimo na temperatura já está tendo importantes implicações nos ecossistemas e nas populações humanas. Além disso, “a extensão e magnitude das mudanças climáticas são maiores do que os estimados em avaliações anteriores”(IPCC, 2022), trazendo graves prejuízos ambientais, à biodiversidade, comunidades humanas e impactos econômicos, tendo por consequência prejuízos para o desenvolvimento de resiliência climática e trazendo riscos iminentes à toda a população, em especial a grupos já vulnerabilizados.

Desafios complexos como os enfrentados pela sociedade contemporânea demandam pensarmos para além do conceito de desenvolvimento sustentável. Faz-se necessário pensar na criação das condições necessárias para o desenvolvimento de “Culturas Regenerativas”, conceito criado pelo biólogo Daniel Wahl e que tem como foco uma reflexão ética da relação ser humano-natureza e a implementação de estratégias que propiciem o surgimento de sistemas de regeneração social e ambiental.

Para promover ações voltadas à promoção de justiça socioambiental e climática, o Instituto Ecoe apresenta o Movimento Cidade 2030, um projeto que prevê uma agenda de ações junto aos diferentes setores da sociedade para construir e promover uma agenda regenerativa para as cidades, iniciando pela cidade de Paranaguá, Paraná.

Imagem1.png
Logo_Cidade2030.png
Paranaguá 2030: Sobre
bottom of page